27 de ago. de 2013

Todo apoio à greve da educação! Agora a aula é na rua para derrubar o politécnico e conquistar o passe livre!



CONTRA O POLITRECO E PELO PISO NACIONAL DOS EDUCADORES!

A Assembleia Nacional dos Estudantes Livre declara total apoio aos trabalhadores em educação que deflagraram greve por tempo indeterminado nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Convocamos os estudantes do ensino fundamental e ensino médio a aderirem à paralisação em solidariedade aos educadores.

 
A juventude foi às ruas nas jornadas de Junho para exigir mais investimento do poder público nos nossos direitos básicos, como o transporte, a saúde e a educação. Colocamos os governos em cheque na maior mobilização de que a nossa geração já viu, obtivemos diversas conquistas e agora queremos mais! Defendemos a educação pública de qualidade e, nesse sentido, nos posicionamos contra o ensino médio politécnico imposto pelo governador Tarso Genro (PT), projeto que retira matérias fundamentais para alcançar a universidade e insere atividades voltadas à qualificação de uma juventude que será mão de obra barata para os grandes empresários. Exigimos juntos com nossos professores e funcionários o pagamento imediato do Piso Nacional para garantir condições dignas de trabalho e melhorar a qualidade das aulas.


Ato contra o POLITRECO em Passo Fundo
PASSE LIVRE JÁ, RIO GRANDE DO SUL!

Também estamos na luta pelo passe livre em todo o estado. O acesso gratuito e irrestrito ao transporte público é direito da juventude e condição fundamental para alcançarmos uma educação de qualidade. Onde há transporte caro existe muita evasão escolar e a juventude sai perdendo, pois muitas vezes fica fora da escola e os nossos pais também, pois tem que pagar preços altíssimos todos os meses. Exigimos o passe livre estadual para estudantes, desempregados, indígenas e quilombolas e assim com o Bloco de Lutas de Porto Alegre queremos que os ricos paguem a conta. Não pode ser que o dinheiro do passe livre saia da educação e da saúde e que os empresários sejam beneficiados com isenção de impostos, como propõe Tarso Genro.

SEJA UM ESTUDANTE LIVRE EM DEFESA DA EDUCAÇÃO: DIA 30 VAMOS PARAR AS ESCOLAS!

As antigas entidades do movimento estudantil secundaristas faliram! Nem a UGES (União Gaúcha de Estudantes Secundaristas) e nem a UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) estão dispostas a lutar. Essas entidades defendem apenas os interesses dos governos, contra os estudantes. A ANEL-RS convoca os Grêmios Estudantis e as Uniões Municipais de Estudantes a mobilizar as escolas para fortalecer as reivindicações dos estudantes e dos trabalhadores em educação. Na próxima sexta-feira é dia de construir uma grande paralisação estadual da juventude e da classe trabalhadora. Em todo o país vão haver mobilizações, assim como na última greve geral no dia 11 de julho. Vamos lá, organiza sua escola e vem pra luta!

O QUE POSSO FAZER NA MINHA ESCOLA?

- Organizar plenárias dos estudantes no pátio ou na frente da escola;
- Produzir cartazes e faixas de apoio na escola;
- Chamar os colegas a participar dos atos públicos da greve (na escola e nas redes sociais);
- Escrever um panfleto sobre a greve e os problemas da escola para distribuir no bairro para os pais, amigos, vizinhos, etc.
- Entrar em contato com o Comando de Greve junto ao Núcleo do CPERS da sua região.

 ESTUDANTE NA RUA, TARSO A CULPA É TUA!
Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre
Porto Alegre/RS, 26 de agosto de 2013.
Acesse: www.anel-rs.blogspot.com