27 de mai. de 2011

Beijaço em Porto Alegre - pela aprovação do PLC 122/06!


Beijaço em PoA: mais de 100 pessoas!
Dia 18 de maio, em Porto Alegre, cerca de 100 pessoas participaram do BEIJAÇO contra a HOMOFOBIA, na Esquina Democrática – uma das esquinas mais movimentadas do centro da cidade – às 12h30min, horário de maior circulação de pessoas. Realizado pela Assembleia Nacional dos Estudantes – LIVRE a ANEL e a CSP-Conlutas o ato tinha como objetivo lançar no Rio Grande do Sul a campanha Nacional “É hora da virada contra a homofobia! Pela aprovação do PL-122/06 já!”, Projeto de Lei que criminaliza a homofobia.  O Beijaço é simbólico, uma manifestação em forma de amor, independentemente da orientação sexual. Todos estavam com os adesivos da campanha e com cartazes, foi um protesto ousado, com ótima aceitação da população que passava por ali, já que muitas paravam e pediam adesivos e panfletos explicativos sobre a campanha.

Se por um lado o aumento da visibilidade na mídia gerou uma sensação de liberdade, por outro o número de agressões, tanto física quanto moral, aos homossexuais aumentou. Expressão disso foi o número de assassinatos registrados apenas no ano passado, 260 homossexuais foram assassinados, segundo dados do Grupo Gay da Bahia, por crime motivado por ódio. 
 
Nossos representantes políticos dão as costas para este problema, ou pior, incitam a violência e o ódio como faz o Deputado Jair Bolsonaro, o maior homofobico “assumido”. Já o governo de Dilma não avança na aprovação da PL-122/06. Sabemos que este governo não tem a intenção de romper suas alianças com os setores religiosos fundamentalistas e a alta burguesia, principais opositores do Projeto.  Este é mais um motivo para organizar e mobilizar os estudantes de todo o país. Temos que engajar esta campanha nas pautas das universidades, escolas e locais de trabalho. Esta é uma luta de toda juventude! Pela aprovação imediata da PL-122!

Neste ano ocorrerá o 1º Congresso da ANEL, que será realizado na UFRRJ no Rio de janeiro dos dias 23 à 26 de junho, onde terá um GT LGBT’s(Grupo de trabalho) para discutir medidas organizativas para o setor LGBT. Um espaço para a discussão da importância da organização em todos os estados, para atuarmos de conjunto contra todos os tipos de preconceitos.

VENHA FAZER PARTE DA CONSTRUÇÃO DO 1º CONGRESSO DA ANEL!