Quem Somos



Somos Estudantes Livres da Assembleia Nacional!
A ANEL foi fundada no Congresso Nacional de Estudantes, que aconteceu na Universidade Federal do Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de Junho de 2009. Sua fundação contou com a participação de cerca de dois mil delegados, eleitos nas escolas e universidades de todo país. Após os debates sobre as necessidades do movimento estudantil, os delegados votaram por ampla maioria a fundação de uma nova entidade nacional, independente, democrática e combativa: a Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre!
Discutimos em nossos fóruns os desafios que o movimento estudantil terá que encarar diante de tanto descaso com a educação, corrupção e injustiça social. Sabemos que essas injustiças acontecem em todo canto do país e, por isso, acreditamos ser fundamental organizar os estudantes nacionalmente na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. A ANEL quer ser um instrumento de luta nas mãos dos estudantes, para que através dela seja possível organizar as mobilizações estudantis nas escolas e universidades!
A ANEL surgiu da necessidade de reorganizar o movimento estudantil, já que a UNE e a UBES há muito tempo não tocam mais as lutas. A UNE, velha entidade hoje é totalmente atrelada ao governo federal, pois recebe milhões de reais do Estado todos os anos. Sem independência financeira e política, ela passou a defender todos os ataques do governo à educação e à juventude. Hoje, a UNE passou a ser um “ministério estudantil”, que não fala mais em nome dos estudantes, e só representa o velho movimento estudantil. A história de lutas da UNE ficou para trás e, agora, precisamos construir um novo futuro.
Em 2011, a ANEL realizou seu I Congresso. Em 2013, completou 4 anos de história e realizou seu II Congresso Nacional. O Congresso, principal fórum de deliberação da entidade com realização bianual, cumpre um papel fundamental no desenvolvimento da entidade, debatendo, organizando e deliberando as principais campanhas e lutas dos estudantes lutadores de todo Brasil! Veja neste site as Resoluções do I e do II Congresso Nacional da ANEL. Aqui você também pode conhecer os princípios, o funcionamento da entidade e um pouquinho da nossa história. Desde já lhe fazemos um convite: seja um estudante livre da Assembleia Nacional! Seja ANEL de carteirinha!