27 de mai. de 2011

III Assembleia Estadual da ANEL - RS avança na construção do Congresso!


RS avança na construção do Congresso!
O NOVO PEDE PASSAGEM!

No dia 7 de maio ocorreu em Porto Alegre a 3ª Assembléia RS da ANEL (Assembléia Nacional de Estudantes – Livre). O Encontro contou com mais de 80 estudantes de diversas escolas e universidades gaúchas onde através de mesas e Grupos de Discussão discutiram e trouxeram novas bandeiras para a luta d@s estudantes.
A Assembléia estadual é fundamental para que de forma mais específica @s estudantes consigam debater os problemas do seu dia-a-dia e possam tirar encaminhamentos para tocar essas lutas.
Dividida em quatro momentos a 3ª Assembléia da ANEL-RS teve início com uma saudação d@s estudantes da ANEL do DCEs da UFRGS e da FAPA e uma saudação especial da CSP – Conlutas. Logo após fez-se um painel onde teve como tema principal o PNE (Plano Nacional de Educação) e os problemas que este impõe para educação no Brasil.
No segundo momento @s estudantes se dividiram em GDs (Grupos de Discussão) de Opressões, Secundaristas, Universidade Pública e Universidade Privada. Através dos GDs @s estudantes puderam trocar experiências e opiniões. A realização dos GDs é fundamental para que @s estudantes presentes não saiam de mãos vazias desse encontro, é na conversa mais direta com seus pares que est@s puderam se armar para enfrentarem com coragem e firmeza os problemas mais específicos e os mais gerais.
A Plenária Final foi o terceiro grande momento. Espaço fundamental onde tod@s presentes puderam opinar sobre as bandeiras, as lutas e os rumos da ANEL-RS. Também nesse momento foi escolhida uma executiva regional para o próximo período.
O quarto e último momento foi uma confraternização, importante não só pelo espaço de convivência, mas muito importante para arrecadar fundos para entidade, que como um de seus princípios a independência financeira. Ocorrida no espaço da Assembléia onde de forma mais descontraída estudantes de Capão da Canoa, Passo Fundo, Proto Alegre, Pelotas etc, puderam se conhecer melhor, conversar sobre os mais diversos temas, dançar e cantar.

É HORA DA VIRADA CONTRA A HOMOFOBIA!
Um momento muito especial da Assembléia foi o lançamento regional da campanha É Hora da Virada Contra a Homofobia! E a divulgação do twitaço que irá acontecer no dia 11 de maios às 21h, #homofobianaoPL122ja!. Tais campanhas surgem da necessidade de engrossar as fileiras do movimento e unificar as lutas contra a homofobia e tem como exigência a aprovação imediata da PL122 que criminaliza a homofobia e pune os homofóbicos.

A REORGANIZAÇÃO NA PRÁTICA
Há @s que ainda insistem em dizer que não há uma reorganização d@s lutadores e lutadoras do Movimento Estudantil. Para estes respondemos para abrirem os olhos, analisar a realidade. A realização de uma 3ª Assembléia da ANEL – RS com ampla participação de estudantes coloca a necessidade que há na esquerda gaúcha de se organizar em um fórum de luta.
Consideramos que a tarefa do momento é unir a esquerda para fazer frente ao ataque que o governo prepara com o novo PNE. Essa tarefa não poderá ser cumprida no CONUNE. O momento é de nos armarmos e fortalecermos, mas para isso é necessário nos organizarmos em um fórum que cumpra o papel de organizar e luta da esquerda. Esse fórum será o 1º Congresso da ANEL, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de junho no Rio de Janeiro.

RUMOS AO 1º CONGRESSO DA ANEL
A Assembléia Nacional de Estudantes – Livre foi fundada em 14 de junho de 2009 num grande congresso no Rio de Janeiro que reuniu mais de 2 mil estudantes. Hoje, cerca de dois anos se passaram e novamente centenas de estudantes, de norte a sul do Brasil, mobilizam-se para construir o 1º Congresso da ANEL. Tod@s eles compartilham de um mesmo sonho: a construção de uma nova sociedade mais justa e igual. Também compartilham a rebeldia que os move.
Em todo país estudantes dos mais diversos cursos rebelam-se contra o corte de 50 bilhões no orçamento da união, que atingirá de forma mais cruel a Educação pública que já vem sendo atacada desde o Governo FHC, passando pelo Governo Lula até o presente no Governo Dilma. Estudantes que rebelam-se contra o machismo, o racismo e a homofobia. Estudantes que dizem NÃO ao amento de passagens e exigem o Passe Livre!
Junte-se a ess@s estudantes e participe do 1º Congresso da ANEL, entidade que vem se construindo no dia-a-dia ao lado daquel@s que mais precisam. Ao lado daquel@s que têm coragem de levantar-se e gritar. Convidamos a você a participar desse grande momento para o Movimento Estudantil combativo.

- Contra os Cortes de Verbas pelos 10% do PIB para Educação!
- Assistencia Estudantil com aumento de bolsas e de casas de Estudantes!
- Ampliação de Verdade, Universidade para toda a juventude!
- Pelo pagamento imediato do Piso dos Professores Estaduais Gaúchos!
- Contra a toda forma de opressão racista, machista e homofóbica! Chega de Violência!
- Contra a homofobia e  imediata aprovação da PL122 que criminaliza a homofobia e pune os homofóbicos.
- Um entidade LIVRE – autonoma de governos e reitorias! LIVRE PRA LUTAS, LIVRE
PARA CONQUISTAR!