6 de jul. de 2011

Informativo n° 15


Informativo n° 15

Comissão Executiva Nacional da ANEL
Dia 5 de julho de 2011

Passado o Congresso da ANEL, no dia 4 de julho a Comissão Executiva Nacional da ANEL se reuniu por msn, retomando seus trabalhos. Foram debatidos temas importantes para a entidade e deliberados alguns encaminhamentos para começar o debate nos Estados acerca da implementação das Resoluções Congressuais, especialmente da preparação da Jornada de Lutas de agosto e da Campanha Nacional contra o PNE e por 10% do PIB em educação. Além disso, debatemos sobre a intervenção da ANEL nos Encontros de Área, que seguem abaixo sistematizados.

1 – Pós-Congreso e preparação da Campanha Nacional contra o PNE e por 10% do PIB pra educação.
* A CEN orienta que as delegações do Congresso da ANEL, além daqueles estudantes que por ventura não puderam estar presentes mas que entraram em contato com o Congresso ao longo de sua construção, promovam Reuniões Pós-Congresso da ANEL. Essas reuniões devem ter os seguintes objetivos:
- Fazer uma avaliação de todos e todas sobre o Congresso, dividindo a experiência de cada um e refletindo as expectativas para o futuro da entidade.
- Aprofundar a discussão sobre o Plano Nacional de Educação do governo Dilma e a campanha pelos 10% do PIB, se possível com um caráter de formação política das delegações sobre o Projeto, com o intuito de preparar as Calouradas e Jornada de Lutas de agosto (dias 17 a 26), junto com a Marcha à Brasília do dia 24 de agosto.
- Discutir e aprovar iniciativas para a implementação das Resoluções Congressuais em cada estado, como por exemplo a utilização do kit anti-homofobia da ANEL e a continuidade da campanha pela criminalização da homofobia, ou então a estruturação financeira da ANEL e a arrecadação pelas entidades, executivas estaduais e contribuição individual da carteirinha “eu construo a ANEL!”.
*Além das Reuniões Pós-Congresso, a CEN orienta que todas as Comissões Executivas Estaduais se reúnam ao longo do mês de julho, para retomar os trabalhos, planejar a implementação das Resoluções Congressuais (especialmente da estruturação financeira, que requer um profundo planejamento) e preparar as Calouradas. Essas reuniões devem ser abertas à participação de todos, especialmente às delegações do Congresso.
*Convidar as entidades estudantis a assinar a Carta de Lançamento da Campanha pelos 10% do PIB pra educação, com o objetivo de preparar a Jornada de Lutas de agosto e o Plebiscito de novembro. A carta está disponível no Portal ANELONLINE.ORG e as assinaturas podem ser enviadas para anelonline@gmail.com. Além disso, convidamos todas as entidades estudantis a estarem presentes na Reunião de preparação da campanha dos 10% do PIB que acontecerá no dia 21 de julho, em Brasília.

2 – Intervenção da ANEL nos Encontros de Área.
*A CEN orienta que os estudantes livres participem do Encontro Nacional do seu curso, com o objetivo de fortalecer as Executivas de Curso, propor que fortaleçam a Campanha Nacional contra o PNE e pelos 10% do PIB pra educação, além das Resoluções aprovadas no Congresso da ANEL.
*Segue abaixo as informações sobre alguns encontros. Os estudantes que vão podem procurar o membro da CEN responsável pela articulação da intervenção da ANEL em cada encontro (os contatos de cada um estão no site da ANEL, ou então enviem para anelonline@gmail.com):
Encontro – Executiva – Curso – Data (agosto) – Local – Resp. CEN
ENESS – ENESSO – S. Social – 18 a 23 Franca/SP – Raíssa (PE) e Ricardo
ENEEF – ExNEEF – Ed. Física – 17 a 24 – St Maria/RS – Pedro
ENEL – ExNEL – Letras 17 a 23 – Goiânia – Clara
ENEP – CONEP – Psicologia – 5 a 11 –  São Paulo – Clara
ENEH – FEMEH – História – 23 a 30 – Floripa/SC – Pedro
ENECS – ENECS – C. Sociais – 16 a 23 – Belo Horizonte – Wardil
ENEPe – ExNEPe – Pedagogia – 17 a 23 – João Pessoa/PB – Raissa (PE)
ENECO – FENECO – Economia – 17 a 23 – Niterói/Rio – Pedro
ENEB – ENEBIO – Biologia – 23 a 31 – Rio de Janeiro – Wardil
FEAB – FEAB – Agronomia – 21 a 28 – Belém/PA – Bianca
CBEEF – CBEEF – Eng. Florestal – 23 a 31 – Cuiabá – Raissa (PE)
*Que os estudantes da ANEL que vão a cada encontro, articulados com a CEN, preparem materiais para divulgar as Resoluções da ANEL e a avaliação no nosso Congresso, para distribuir a todos os presentes. Esses materiais devem convocar uma Reunião de Apresentação da ANEL em cada encontro, para que mais estudantes possam entrar em contato com nossas idéias, fazendo-os um convite que venham construir a ANEL conosco.