20 de set. de 2011

EGEPe 2011 - Chega de anonimato, estamos de volta!

Nos dias 17 e 18 de setembro @s estudantes do curso de Pedagogia das universidades gaúchas se reuniram na cidade de Pelotas para a realização do seu encontro estadual, o primeiro encontro depois de anos em que o movimento estudantil de Pedagogia esteve desarticulado.
O EGEPe acontece em um momento crucial, em que os ataques à educação se intensificam com os cortes de verbas para a educação e principalmente com criação do novo PNE (Plano Nacional de Educação) que além de beneficiar setores privados da educação, não destina 10% do PIB para a Educação conforme exigem @s estudantes de Pedagogia ( e tantos outros movimentos), que estiveram em Pelotas.
Debates sobre financiamento para educação, relação público-privado, feminilização da profissão docente e projetos contra-hegemônicos foram o foco dos GDTs que aconteceram no sábado à tarde. @s estudantes que estiveram presentes puderam falar sobre os problemas que enfrentam em suas universidades e na sua profissão.
Na mesa sobre a aplicação dos 10% do PIB para a educação contamos com a presença de representantes de entidades e coletivos do movimento estudantil, do ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições do Ensino Superior) e da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia. A ANEL esteve presente reafirmando a importância de aplicação de mais verba para a educação se colocando contra o PNE do Governo Dilma.
Com a plenária final, saiu do EGEPe uma comissão organizativa para o próximo encontro, em que finalmente teremos uma comissão estadual que representará os estudantes na executiva Nacional. Apesar de um encontro pequeno, temos a certeza de que os estudantes que estiveram em Pelotas saem fortalecidos para reativar em nosso Estado o movimento Estudantil da Pedagogia, pois sabemos da necessidade de um movimento combativo de estudantes que em breve estarão em sala de aula sofrendo na pele todos estes ataques.

Fortalecer a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade... Eis o que querem @s estudantes de Pedagogia!