30 de out de 2011

Carta de apoio da ANEL-RS à Chapa É Primavera! Colorir a UFRGS que queremos

Carta de apoio aprovada na IV Assembleia Estadual da ANEL-RS

        Hoje, o Diretório Central de Estudantes da UFRGS é a principal entidade estudantil do estado. E isso se demonstra no protagonismo do DCE nas principais lutas dos estudantes, lutas de que a ANEL também foi importante impulsionadora: pelo piso nacional dos professores, contra o aumento da passagem, em solidariedade aos estudantes do Chile, na mobilização mundial do 15-O, na jornada nacional de lutas em Brasília...
          Dessa forma, o DCE segue sendo uma entidade importante que consegue aglutinar o interesse dos estudantes e dos trabalhadores, e, nessa última gestão, de que a ANEL participou, essa união se demonstrou de extrema importância para o movimento estudantil.
       Hoje, nas eleições, a disputa pelo DCE se dá em torno de programas para a Universidade. Temos a chapa da reitoria, que defende os interesses do governo, e as chapas da direita, que tentam ganhar pela despolitização e pelo discurso do empreendedorismo e da competição acadêmica.
        Nesse contexto, a Chapa É Primavera: colorir a UFRGS que queremos! é a única chapa que apresenta um programa classista para o DCE, e que acredita que essa entidade tem de ser instrumento da luta dos trabalhadores e dos estudantes. Além disso, é a única que apresenta aos estudantes um projeto de universidade pública, gratuita, de qualidade, pautada na luta por mais investimento em educação, por democracia e por ampliação do acesso à universidade. Sobretudo na questão do investimento, a nossa chapa é a única que de fato estará tocando uma campanha concreta por mais investimento em educação (junto com as eleições do DCE), que será o Plebiscito popular nacional por 10% do PIB para a educação já!
     Assim, para que o DCE continue na luta ao lado dos trabalhadores, os estudantes presentes na IV Assembléia Estadual da ANEL decidem dar total apoio à chapa É primavera, chamando todos os estudantes da UFRGS a se somarem à nossa campanha e, nos dias 8, 9, e 10, ajudarem a colorir a UFRGS com as cores daqueles que sonham e lutam por uma Universidade dos trabalhadores!

“Falo assim sem saudade,
Falo assim por saber
Se muito vale o já feito,
Mas vale o que será
E o que foi feito é preciso
Conhecer para melhor prosseguir
Falo assim sem tristeza,
Falo por acreditar
Que é cobrando o que fomos
Que nós iremos crescer
Nós iremos crescer,
Outros outubros virão
Outras manhãs, plenas de sol e de luz...”

É PRIMAVERA!