8 de dez. de 2011

Vitória no CAED: é o novo pedindo passagem na UNISINOS

Nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2011, ocorreram as eleições para o Centro Acadêmico dos Estudantes de Direito (CAED) da UNISINOS. Três chapas concorreram: 
 
Chapa 1 - O NOVO PEDE PASSAGEM (ANEL e Independentes)
 
Chapa 2 - RENOVA CAED (PC do B/UJS)
 
Chapa 3 - FAZENDO DIREITO (PSDB/PMDB/PT)
 
Mesmo antes das eleições - nas reuniões da Chapa 1 - nós dizíamos que deveríamos ser a "chapa política". Naquele momento foi uma aposta, afinal já fazia quase três anos que o CAED estava moribundo, definhando e as lutas eram vistas de telescópio pelos estudantes da UNISINOS. Porém, isso foi mais do que uma aposta, faz parte da concepção de entidade, de movimento que queremos, pois de que serviria ganharmos as eleições, com um discurso de festas e viagens como fez a direita (chapa 3)?! Desde a primeira reunião, discutimos que o nosso objetivo principal não era ganhar o centro acadêmico, mas sim ganhar a referência daqueles que querem lutar por uma universidade diferente! Por uma sociedade diferente! Debatemos que a nossa inspiração deveria ser os estudantes chilenos, que aos milhares foram às ruas lutar por educação pública e gratuita! 
 
A nossa chapa é formada principalmente por estudantes até o 4º semestre, e por pessoas que não estavam inseridas no movimento estudantil (sic) da UNISINOS. Da atual gestão, duas meninas vieram compor conosco. Diferentemente das outras chapas, procuramos a todo momento divulgar idéias e não pessoas, decidimos ser firmes na democracia, tornando ela a mais ampla e horizontal possível, por isso nos apresentamos enquanto gestão -  e não enquanto coordenador, tesoureiro, secretário, etc - e fazer reuniões abertas, onde todos os estudantes tenham direito a voz e voto e as deliberações sejam por maioria simples.



MATERIAL UTILIZADO DURANTE A CAMPANHA ELEITORAL. VITÓRIA NO CAED ABRE ESPAÇO PARA O FORTALECIMENTO DO NOVO MOVIMENTO ESTUDANTIL NA UNISINOS.
E saímos vitoriosos! Tanto na urna quanto politicamente!
 
Com uma base de mais de 3.200 estudantes, houveram 407 votos válidos. 
 

204 para a chapa 1.
119 para a chapa 3.
83   para a chapa 2.

Para todos os pragmáticos e pessimistas que esqueceram os sonhos nos gabinetes e CC's, ou até mesmo para aqueles que acham que um CA deve ser uma boate a noite e uma agência de estágios durante o dia, passamos a dizer que O NOVO PEDE PASSAGEM! Em novembro de 2011 nasceu um novo movimento estudantil na Unisinos! Combativo e organizado! O eixo da nossa campanha foi a luta CONTRA O AUMENTO DA MENSALIDADE! E estávamos corretos: No dia seguinte às eleições, a Unisinos aumentou a mensalidade em 9%!
 
Tivemos uma reunião geral na segunda feira para preparar uma grande atividade já para esta quarta! É a última semana de aula, e acreditamos que antes mesmo de assumir, devemos estar na linha de frente desta mobilização!
 
Desde já convidamos a tod@s para a atividades desta quarta feira 18:30 no Fratello, UNISINOS.
 
Porque é necessário e urgente querer uma sociedade diferente!
   
Nos ache no facebook: Caed Unisinos - caedunisinos@hotmail.com