7 de fev. de 2012

Nesta quinta o Brasil vai às ruas contra o aumento das passagens

Confira abaixo o chamado da ANEL para o dia nacional de lutas contra o aumento das passagens, que será realizado no país inteiro. Em Porto Alegre também ocorrerão mobilizações. Logo mais divulgaremos o local e a hora da concentração, que serão definidos em reunião no Largo Glênio Peres no final da tarde de hoje! Vamos à luta contra o aumento!

“Mais um aumento eu não aguento!”, grita a juventude e a população trabalhadora, vítima do preço abusivo das tarifas de transporte público coletivo. Essa exploração é reflexo da política de colaboração entre as prefeituras e empresários de todo o país, que se organizam para impor, principalmente no período de férias, o aumento nas tarifas de ônibus.

Indignados com essa situação, em diversas cidades do Brasil, estudantes e trabalhadores ocupam as ruas para barrar o aumento da passagem. Agora pretendemos ir além, extrapolar as fronteiras, unificar as lutas e construir uma mobilização nacional em torno dessa pauta.

Por isso no dia 09 de fevereiro a ANEL (Assembleia Nacional de Estudantil – Livre) e várias outras organizações do movimento estudantil faz o chamado a todos e todas, estudantes, trabalhadores e trabalhadoras que levantam a bandeira em defesa do transporte público a construir o Dia Nacional de Luta Contra o Aumento.

Através de uma mobilização nacional unificada, além da redução do preço das passagens, é possível exigir do governo Dilma/PT a implementação de uma política nacional de passe-livre irrestrito para estudantes e desempregados, como forma de garantir nosso acesso à educação, saúde, cultura e lazer!



Também precisamos ampliar e fortalecer a denuncia contra a repressão e criminalização dos movimentos sociais. Assim como aconteceu com as famílias de Pinheirinho, em São José dos Campos, em Teresina-PI e em Recife-PE, por exemplo, diversos estudantes foram presos e violentamente agredidos pela polícia, sob ordens dos governos estaduais.
Diga não a essa ditadura, abaixo a repressão, contra o aumento da passagem, por passe-livre para estudantes e desempregados, pelo cancelamento do contrato com os empresários do transporte, pela estatização do serviço de transporte público. Procure saber se no seu estado haverá manifestações, junte-se a ela e ajude a construir essa luta.
O melhor jeito de prever o futuro é construindo ele. Já é tempo de dizer chega de aumentos absurdos,
queremos um transporte público, gratuito e de qualidade. Não pagaremos nenhum centavo a mais!

Confira o vídeo de chamada para o dia nacional de lutas: