11 de mai. de 2012

Ato dia 14 de maio às 11h na FACED - UFRGS!


13 de Maio Não


No dia 13 de maio de 1888 a princesa Isabel assinava a Lei Áurea, abolindo a escravidão no Brasil. Mas não temos nada a comemorar, foram 350 anos de escravidão, sem reparação. Mesmo com o seu fim, a exploração a população negra continua, tendo ela os piores salários e condições de vida entre a população. O racismo continua sendo parte do Estado e da elite brasileira.

O mito da democracia racial serve como tentativa de esconder o racismo presente na nossa sociedade para que o governo faça seus ataques ao povo pobre e negro. A desigualdade tanto social como racial é uma marca deste país. Sabemos que o Brasil não é um país de todos, se antes os negros eram explorados pelos senhores de escravo hoje é pelos empresários e banqueiros em conluio com o Governo Dilma. Se antes era a chibata dos capitães-do-mato hoje é repressão policial que extermina a juventude negra da periferia e persegue os quilombolas de todo o país.

Para isso temos que nos manter em luta contra o a racismo institucional, pela demarcação das terras quilombolas e pela manutenção e ampliação das cotas na UFRGS.

POR UMA UFRGS MAIS NEGRA!!!