7 de set. de 2011

Calouradas UFRGS 2011-2

        O segundo semestre de 2011 chegou e, com ele, novos estudantes chegaram à Universidade. Jovens e adultos de diferentes idades, ideias e sonhos chegam às salas de aula no Ensino Superior. Na grande maioria das vezes, chegam sem muito conhecimento sobre a realidade da universidade brasileira. E é nosso papel, nos DCEs, CAs, DAs e coletivos, alertar sobre a situação atual da educação no sistema em que vivemos e tudo aquilo que afeta a vida do estudante, mesmo que, de início, esse não perceba.
        Aqui na UFRGS, nós da ANEL, junto ao DCE, realizamos as Calouradas, que foi uma importante semana de debates visando conscientizar e discutir assuntos de extrema importância para bixos e veteranos.

          Um desses assuntos debatidos foram os ataques nazistas proferidos por um estudante de História da Universidade. Durante o debate, os estudantes, técnicos, professores e representantes de movimentos sociais puderam manifestar seu repúdio quanto a esse tipo de mentalidade que ainda existe na nossa sociedade. Mais do que isso, foram pensadas medidas para que as opressões sejam punidas e prevenidas dentro da Universidade. Certamente, debates como esse fazem parte da construção de uma nova mentalidade quanto ao racismo, o machismo e a homofobia.

      Outra mesa de debates importante foi a mesa 10% do PIB para a educação pública já! em que representantes de diversos coletivos discutiram a campanha nacional que leva esse nome, e que visa exigir e conquistar da Presidenta Dilma maior investimento no setor da educação. Esteve na mesa nossa representante Clara Saraiva, que atentou para as lutas da juventude no mundo todo, e, sobretudo o reflexo dessas grandes mobilizações no Brasil: as ocupações das reitorias, as greves dos servidores e professores, as manifestações contra Ricardo Teixeira, e contra as tarifas dos ônibus. Além disso, os estudantes presentes puderam relatar a situação de estrutura em seus cursos. A partir de todo o debate, ficou evidente que essa luta é uma luta de todos e precisa ser levada a diante, cada vez com mais força!

       E não é à toa que, na nossa mesa, discutimos a necessidade de técnicos, professores, estudantes e trabalhadores em geral estarem juntos nessa luta. Como no Chile, em que a luta da juventude é a luta de todos os trabalhadores, aqui, na UFRGS, demonstramos que a luta dos técnicos é a nossa luta. Durante a semana das calouradas, estivemos na ocupação da reitoria dos técnicos administrativos da Universidade, que, graças à sua repercussão, conquistou, depois de dois meses de greve, a reabertura das negociações.

        E a semana das Calouradas foi encerrada com chave de ouro: na festa promovida pelo DCE, contamos com a presença de Tonho Crocco, que deu exemplo para toda a juventude, nos últimos meses, denunciando com sua música a corrupção do sistema em que vivemos. Os estudantes que apoiaram a sua iniciativa e lutaram para que ele não punido pela censura corrupta da assembleia, puderam apreciar o show do artista nessa grande festa. Mais do que isso, ele se mostrou mais uma vez porta-voz do desejo dos indignados, entrando no palco com uma grande frase entusiasmada: QUEREMOS 10% DO PIB AGORA!