E as perguntas não param por aí. Queremos saber: por que vegetarianos têm tão poucas opções no RU? Por que a reitoria acha que os estudantes não comem aos fins de semana e nas férias? Por que não é estimulado o uso de canecas?
A indignação de todos é muito grande. Há três meses não temos suco no RU, devido a um problema na licitação do serviço. A questão é que esse problema, que parece tão pequeno, nos traz todos esses outros questionamentos. Por isso, fizemos e estamos construindo um grande abaixo-assinado, com todas essas pautas, para entregar para o Reitor. E hoje, nós da ANEL estivemos com o DCE no RU do Campus do Vale e do Centro conversando com estudantes que mostraram que essas mesmas dúvidas pairam sobre eles, toda vez que têm de fazer uma refeição no Restaurante Universitário. Distribuindo sucos e panfletos, pudemos perceber que essa pauta incomoda a maioria dos estudantes, e muito se propuseram a construir essa campanha com a gente.
Mas as questões não param por aí. Fomos abordados por muitos estudantes que traziam outras questões importantes. Afinal, por que temos comida de tão baixa qualidade? Por que as filas continuam tão grandes? Por que o serviço do RU é terceirizado, explorando tanta mão-de-obra barata que não tem direito nenhum? Por que a estrutura da universidade, em geral, não é prioridade da reitoria?
E, assim, junto aos estudantes, pudemos perceber que a questão do suco é parte de um problema muito maior, que temos nos questionado diariamente, ao observar de perto o funcionamento da universidade. Por que o investimento na educação não é prioridade do governo Dilma? Por que não investir 10% do PIB na educação agora? É isso, no fundo, o que os estudantes querem saber.
E, assim, junto aos estudantes, pudemos perceber que a questão do suco é parte de um problema muito maior, que temos nos questionado diariamente, ao observar de perto o funcionamento da universidade. Por que o investimento na educação não é prioridade do governo Dilma? Por que não investir 10% do PIB na educação agora? É isso, no fundo, o que os estudantes querem saber.