28 de mai. de 2012

Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS - INTERDITADO





Manifesto

por um DAD que Queremos



O Departamento de Artes Dramáticas (DAD), que forma vários profissionais que atuam na área do teatro em nosso estado e são respeitados levando o espetáculo gaúcho a todo o pais, teve novamente  esta semana mais uma amostra da falta de valor dada pela Universidade e pela educação gaúcha e brasileira.

Hoje esta mesma universidade, que formou e forma grade parte dos profissionais de teatro do estado, segue jogada as traças deixando seus alunos sem salas de ensaios e de teatro, colocando-os em risco físico enquanto tentam cumprir com as demandas das disciplinas e vilipendiados durante a busca da sua formação.

O REUNE, projeto do governo federal que dizia que iria ampliar a universidade, apenas deixou promessa para os alunos do DAD, deixado de lado sem cuidados vitais este curso tão importante para a formação de profissionais da cultura local e nacional. Este projeto deixou os estudantes do curso de teatro da UFRGS numa verdadeira situação de caos, sem ter onde ensaiar e apresentar seu trabalhos os forçando a interditar a única sala para suas apresentações.

A mesma universidade que vangloria-se da qualidade e excelência nos trabalhos destes alunos e orgulha-se quando eles mostram para todo o estado o seu esforço ao construir seus trabalhos, projetos e concorrem a grandes prêmios a partir do seu esforço deixa estes mesmos estudantes às  moscas, com pouco material e em uma situação de risco todos os dias. E agora os deixando também com risco de não se formarem.

Nós da ANEL estaremos ao lado dos estudantes do DAD em sua luta por melhorias urgentes para o curso e todos que estão e que lá estarão nos próximos anos. A ANEL apoiará e estará do lado na luta dos alunos de teatro da UFRGS pelo seu pleno direito de se fazer uma arte profana e que esteja a o alcance de todos com as condições ideais para isso. Que esta arte chegue as mãos da classe trabalhadora e de todos pelas mãos dos estudantes do DAD.

A ANEL estará sempre na luta lado a lado com os alunos de teatro da UFRGS


Que todas as exigências dos alunos do DAD  sejam atendidas o mais rápido possível .