14 de jun. de 2012

Nesse Final de Semana VI Assembleia da ANEL


VI Assembléia Nacional da ANEL
È isso aí pessoal...se aproxima os dias da VI Assembléia Nacional da ANEL. Neste fim de semana, 16 e 17 de junho, lá no Rio de Janeiro estudantes do país inteiro estarão se reunindo para debater o que acontece no Brasil hoje. E, claro, como temos visto, cada vez se aprofundam os efeitos precarizantes do REUNI nas Universidades, mas os estudantes não se acomodam a essa situação. São 5o Universidades em greve, e em mais de 30 delas os estudantes estão unidos aos professores e funcionários, e isto porque a conclusão é a mesma: do jeito que ta, não dá mais!
O mais importante desta VI Assembléia Nacional, é que ela se constitui enquanto o espaço nacional que vai reunir todos os lutadores e lutadoras do país; ou seja, todos os estudantes grevistas que vem fazendo o contraponto nos seus estados. Vai ser importante para que mais uma vez o Comando Nacional de Greve dos Estudantes se reúna e discuta os próximos passos para que o movimento estudantil avance no combate a precarização da educação, contra o Reuni.
A Assembléia Nacional é um dos principais fóruns de debate e deliberação da ANEL, esta VI edição estará o correndo conjuntamente a Cúpula dos Povos. Ou seja, em um momento de grande mobilização na cidade e de reunir ativistas de diversos locais também contra os absurdos que o governo tem causado ao meio ambiente.
   Chega mais uma vez o momento das mobilizações tencionarem por uma melhor condição para a educação pública; chegou a hora de gritarmos mais uma vez e mais alto que queremos educação pública de verdade e com qualidade; a hora dizer que Queremos Expansão com 10% do PIB para a Educação! 
                                Gilian Cidade - Coordenador do DCE da UFRGS




LOCAL:  Endereço: R. Mariz E Barros, 273 – Maracanã – Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20270-003.



Temos um grande objetivo nessa assembléia nacional que será generalizar os processos e acúmulos de luta de cada instituto e universidade em greve e mobilização. A greve estudantil que se iniciou em apoio à greve docente avançou e tem aprofundado a partir das contradições dos 5 anos de REUNI como parte de um projeto que afeta toda comunidade universitária, fruto de um descaso do governo federal em aplicar uma política de expansão sem investimento e sem qualidade.
 
Assim, a luta por uma expansão com qualidade que exija 10% do PIB para educação pública já e que o governo Dilma deixe de financiar os banqueiros e passe a ter a educação como prioridade tem contagiado estudantes de todo país, como ficou expresso de modo inegável na marcha à Brasília e em diversas falas na plenária dos estudantes.
 
A assembléia também terá como papel contribuir para a elaboração de uma pauta unificada da greve e de iniciativas que possam ser apresentadas ao comando nacional da greve dos estudantes. A greve mostra seu potencial de alastrar-se para universidades estaduais, como vêm sendo o caso da UERJ, de escolas pagas e assim por diante, por isso, o espaço de socializar a experiência das federais com os estudantes de demais escolas e universidades é essencial e a assembléia se propõe a isso.
Além disso, discutiremos em nossa assembléia os temas do meio ambiente como a luta contra o código florestal e Belo Monte, incluindo também a nossa luta cotidiana contra às opressões tocando a discussão racial com centro para o debate das cotas raciais; a preparção pro dia 28 de Junho e nossas iniciativas e também sobre mulheres pensadas a partir da plenária da ANEL junto ao MML. 
Taxa da Assembléia- 40.00
Apresentando a carteirinha da ANEL no credenciamento- 30,00
Direito à alimentação, alojamento e materiais.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 16/06- Sábado  7H- Chegada das delegações e credenciamento.
9H- Mesa de Abertura:
Informe da Comissão Organizadora da Assembléia.
Saudações Internacionais
Informes das Entidades: ANDES-SN/ FASUBRA e SINASEFE.
Informe dos Comandos de Greve.
Informe da CSP-CONLUTAS e a Greve das Federais de 1998.
12H- Almoço
13H- Grupos de Discussão:
Tema 1: Greve e a Pauta Unificada em defesa da Educação
Tema 2: Métodos de Luta e Reorganização do Movimento Estudantil
18H- A nossa luta é todo dia, contra o machismo, racismo e homofobia!
Plenária do Movimento Mulheres em Luta: No combate ao machismo!
GD 1: No combate ao racismo!
GD 2: No combate à homofobia!
20H- Jantar
21H- Festa Livre
Dia 17/06- Domingo
9H- Rodas de Conversa e Oficinas.
Tema 1: Cultura e Mobilização na Greve.
Oficina de Stancyl e Charges.
Tema 2: Dilma não Vetou, mas a luta continua: O código florestal em questão.
Oficina de Reciclagem
Tema 3: A questão energética: Belo Monte em cena.
Oficina de pintura corporal Urucum.
Tema 4: Mega Eventos e a Contra-Reforma Urbana.Oficina de Capoeira
12H- Almoço e Reunião dos Cursos e Secundaristas
Tema: Intervenção na greve e nos encontros de área.
14H- Plenária Final
Para saber como participar e outras informações, acesse a página do evento no facebook http://www.facebook.com/#!/events/476044645744564/ ou entre em contato conosco pelo e-mail contato@anelonline.org