11 de nov. de 2012

Somos Tod@s Guarani-Kaiowá, em defesa dos povos originarios

Quilombolas e indígenas na frente da FARSUL

No Brasil inteiro o dia 09 de novembro foi de manifestações em defesa dos indígenas Guarani-Kaiowá que no Mato Grosso do Sul vem suas terras ameaçadas pelo agronegócio de despejo. Após demonstrações de solidariedade feitas pelas redes sociais, tiveram uma vitoria parcial, a partir de uma ação do Ministério Publico e da FUNAI suspendendo a liminar que determinava a retirada do acampamento da Comunidade Indígena Pyelito Kue.

Por volta de 300 manifestantes em defesa dos Guarani-Kaiowá




Em Porto Alegre a manifestação começou pelas 17 horas com jovens se reunindo no Largo Glênio Peres, fazendo seus cartazes, pintando-se e com instrumentos da cultura indígena, como também com teatro de rua. A manifestação contou com a presença de indígenas como também de quilombolas que pelo Brasil inteiro são ameaçados de despejos. O ato contou com por volta de 300 manifestantes saindo do Largo Glênio Peres em direção a FARSUL (Federação da agricultura do Rio Grande do Sul).

O que vemos em todo Brasil é pistoleiros a mando dos latifundiários ameaçados quilombolas, trabalhadores rurais e indígenas, é favorecimento pela justiça para o agronegócio e os governos ao lado da exploração e da matança que ocorre no campo. Em Porto Alegre o quilombo da Família Silva (um dos quilombos urbanos do estado) no bairro mais caro da capital, sofre da prefeitura uma cobrança altíssima de IPTU apesar der ser titulado e patrimônio histórico e cultural, no nosso estado também o Quilombo de Morro Alto tem suas lideranças ameaçadas de morte e os permanentes ataques dos latifundiários.

A ANEL se solidariza e estará em todas as frentes juntos com os povos originários em defesa de sua historia,de seu presente e de seu futuro, por seu direito dê viver tranquilamente em suas terras. Exigimos do governo Dilma que demarque as terras de indígenas e quilombolas e que faça uma reforma agrária ampla em nosso país.
Adicionar legenda


SOMOS TOD@S GUARANI-KAIOWÁ