15 de mar. de 2013

Relatoria - Assembléia Estadual da ANEL RS


A Assembléia Estadual da ANEL aconteceu no dia 15 de dezembro de 2012. Teve na mesa de abertura participação do CPERS, com a presença do Vice-Presidente da entidade Régis Ethur – realizando com os estudantes o debate do atual governo e a situação da educação, que não anda nada bem, uma vez que nas prioridades do governo a educação pública parece ser uma das últimas pautas. Também contou com a presença do Coletivo NegrAção, com a fala da Dinamara Prates que relatou sobre as mobilizações do ano em defesa das Ações Afirmativas e a importância do combate ao racismo hoje dentro das escolas e Universidade. Por fim, teve a participação da Comissão Executiva Nacional da ANEL, que trouxe o debate da reorganização do Movimento Estudantil, muito impulsionado pela Greve Geral das Federais e apresentou o II Congresso da ANEL (que acontecerá em maio de 2013), que será uma grande reunião de todo o Movimento Estudantil democrático e combativo do Brasil.

Segue abaixo os encaminhamentos dos Grupos de Trabalho e a nova Executiva Estadual:

Grupo de Trabalho Secundaristas:
- Iniciar desde cedo a luta contra o aumento das passagens: chamar “Comitê Contra o Aumento das Passagens” (buscar apoio da CSP/Conlutas e outros sindicatos)
- Realização de Plenárias Locais: nas escolas
- Jornal da ANEl dos Secundaristas
- Realizar debates sobre Ações Afirmativas dentro das escolas (Levar o Coletivo NegrAção para as atividades)
- Impulsionar a criação de Grêmios nas escolas onde não tem.
- Reuniões de GT Secundaristas periódicas da ANEL para incentivar a mobilização do setor

Grupo de Trabalho Universidades Pagas:
- Luta contra as máfias e parasitas das entidades representativas e reitorias.
- Luta contra o aumento das mensalidades
- Criação do Seminário Nacional de Pagas da Anel.

OBS: os participantes do GT não ficaram até o fim da Assembléia, o que é muito negativo para o andamento e esclarecimento dos encaminhamentos do Grupo. Quando questionados sobre os motivos, foi dito que não concordavam com o “formato” da Assembléia, no entanto, o “formato” da mesma foi aprovado pela Plenária logo no início. Não obstante, os/as colegas poderiam ter permanecido – não só para defender seus encaminhamentos e pautas -, a fim de, inclusive, fazer a discussão com os demais, democraticamente, de acordo com a metodologia de debates da entidade.

Grupo de Trabalho Universidades Públicas:
- Organização dos estudantes para participação no DCE da UFRGS
- Fortalecer trabalho de base na UFRGS
- Criação de Coletivo na UFRGS: Seminário para articulação dos estudantes, indicativo de data: 21 de fevereiro (Gilian e Maíra).

Executiva estadual formada:
- Gilian
- Gordo
- Ângela
- Graciela
- Fabrício
- Carine
- Iago
- Cristian
- Milene