12 de mai. de 2013

Todo apoio à Chapa 3 – Nada Será Como Antes na UPF!


A Comissão Executiva da ANEL – RS manifesta o seu total apoio à Chapa 3 – Nada Será Como Antes, na disputa para a eleição do DCE da UPF, que vai ocorrer no próximo dia 20 de maio. O novo movimento estudantil pede passagem! A juventude que enfrentou a prefeitura comandada pela aliança PPS/PCdoB está diante de um novo desafio: trazer novamente a entidade central da maior universidade de Passo Fundo e Região para o lado das lutas sociais!

A UJS/PCdoB desmobilizou os estudantes, transformando o DCE numa entidade omissa diante das atitudes elitistas da reitoria e dos governos nos últimos anos. Se as últimas gestões já tinham sido marcadas pela falta de participação estudantil e o silêncio frente as mobilizações da juventude brasileira contra a desigualdade social, a decadência do DCE deu um salto esse ano com a entrada do PCdoB na prefeitura da cidade. A entidade hoje é totalmente alinhada ao governo, fortaleceu seu atrelamento com a UNE, perdeu completamente sua independência.

Chamamos todos os estudantes  da UPF a apoiar a candidatura de oposição forjada nas lutas contra o aumento das mensalidades e em defesa do Transporte Público; no combate a qualquer tipo de opressão e que defende a aliança estratégica da juventude com a classe trabalhadora, para que o DCE volte de fato a ser protagonista no cotidiano dos mais de 17 mil estudantes da instituição.
Rechaçamos também qualquer tentativa da Comissão Eleitoral de realizar a votação via sistema INTRANET da UPF, pois estarão violando o Estatuto Social do DCE e o próprio Edital das Eleições, que garantem o sigilo do voto e as listas de votação.

Com sonhos e lutas se faz o futuro: vamos construir o II Congresso da ANEL!

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, vai ocorrer o II CONANEL, na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Estudantes de todo o Brasil, além de delegações internacionais com jovens de vários países do continente americano e europeu, realizarão um grande debate, com o intuito de fortalecer a entidade, como forma de potencializar as lutas da juventude, de maneira independente, livre e combativa! Convidamos os integrantes da Chapa 3 a se somarem conosco no processo de construção do II Congresso da ANEL-RS!