18 de jun. de 2013

17J: O dia em que o Brasil parou!


Sobre o grito de O Brasil parou, 20 mil pessoas foram às ruas de Porto Alegre no dia 17 de junho, juntar-se ao grande ato nacional que mobilizou milhares de jovens, trabalhadores, aposentados contra os aumentos da passagem, pelo passe livre nacional, contra repressão do Estado e por mais investimento em saúde e educação.
As ruas da cidade foram tomadas por jovens e trabalhadores que gritavam, cantavam, pulavam com seus cartazes e bandeiras. Mostraram sua indignação com a realidade injusta representada magistralmente pelo Governo Dilma que destina dinheiro publico para as Copas das Confederações e do Mundo enquanto a educação e a saúde estão jogadas as traças.
Foi um momento histórico para o nosso país, a primeira grande mobilização do século XXI que comprova que não chegamos ao fim da historia. Demonstra a partir de agora que não vamos mais aceitar calados o roubo do nosso futuro pelos governos, banqueiros e empresários.
Infelizmente a Brigada Militar comandada pelo governador Tarso Genro reprimiu fortemente os manifestantes, quando passávamos pela Avenida Ipiranga com o sentido lógico de proteger o prédio do Jornal Zero Hora, a representação do que de mais reacionário e manipulador que possa existir dentro da imprensa do sul do país. A Brigada jogou bombas de gás lacrimogêneo e perseguiu manifestantes pelo centro da cidade. Esse é o padrão FIFA exigido, o qual tanto os governos federal, estaduais e municipais têm seguido a risca em todo o Brasil.

Se as Diretas Já e o Fora Collor marcaram uma geração de

inconformados com o status quo, com certeza o 17J marcou a historia também. A imprensa que nos ataca e a policia que nos reprime brutalmente podem esperar que quinta-feira estaremos mais uma vez nas ruas, mostrando nossa força de mobilização e nossa indignação, gritando bem alto contra a repressão, pelo nosso direito de autorganizar, pois protesto não é crime e por um novo mundo. Por que com certeza depois deste grande dia, nada será como antes!