13 de jul. de 2013

A Ocupação Na Câmara de Vereadores Continua!

A ANEL continua presente na ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre!

A ocupação segue resistindo para que suas reivindicações sejam atendidas. Na tarde desse sábado os ocupados, através da comissão de interlocução, apresentaram nova resposta as propostas dos vereadores. Dos quatro pontos propostos pelos parlamentares, o Bloco de Lutas acordou com 3 (elaboração de um projeto de passe-livre para ser entregue pelos vereadores ao executivo, solicitação de abertura de contas das empresas de ônibus e solicitação de quebra de sigilo bancário dos donos das empresas de ônibus, porém teve divergência quanto ao quarto ponto, que estabelecia o dia da desocupação. Os vereadores colocavam como condição para o atendimento dos demais itens que a ocupação terminasse no domingo de noite. 

O Bloco de Lutas decidiu desocupar na segunda pela manhã, para garantir no final de semana o seminário que irá produzir a proposta do coletivo para o passe-livre da capital. De forma precipitada e sem o menor diálogo, a mesa diretora da Câmara decidiu fechar o diálogo com os manifestantes, depois de apresentada a nova data de desocupação. Dessa forma, Thiago Duarte (PDT - presidente da Câmara) na mesma tarde protocolou o pedido de reintegração de posse, o qual foi deferido pelo Juiz de plantão, colocando a possibilidade de despejo na segunda-feira.

Nesse momento nada está garantido. Cabe ao Bloco continuar ocupando e pressionar pela reabertura do diálogo com os vereadores. A ANEL está construindo junto um movimento que está fazendo história na capital de Porto Alegre, já que discutirá um projeto popular, pensado conjuntamente com os estudantes e trabalhadores.

Seguiremos na luta até o passe livre!

Pela abertura das contas das empresas de transporte!

Contra a repressão dos movimentos sociais!