11 de jul. de 2013

Ocupação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre: ANEL PRESENTE!

No dia 10 de julho pela tarde, os militantes do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público ocuparam a Câmara de Vereadores de Porto Alegre para exigir o passe livre e a abertura das contas das empresas de transporte de Porto Alegre.



O passe livre é uma reivindicação do movimento desde o início. Foi uma vitória quando o governador Tarso Genro, com muita pressão do movimento, teve de anunciar o passe livre inter municipal. Contudo, agora o governador retirou a proposta de votação, o que foi uma traição com o movimento. Além disso, o prefeito Fortunatti apenas foi capaz de impedir o aumento das passagens, de R$3,05 para R$2,80, e foi por muita pressão nas ruas, e sem sequer reduzir os lucros dos empresários.

A reivindicação da ANEL e do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público é que o transporte seja estatizado e que haja o passe livre sem a isenção de impostos para os empresários. Queremos que os ricos paguem pelo passe livre e não o povo!

Além disso, para que não haja enganação do povo, é necessário que se abram as contas das empresas de transporte, para que fiquem mais transparentes as contas que deveriam ser públicas! Queremos que seja evidente o lucro dos empresários, e que se retire das mãos destes o transporte e o direito de ir e vir da população!

Os vereadores nos receberam de forma truculenta, colocando muitos policiais dentro da câmara no momento da ocupação, com o pretexto de "proteger o patrimônio público". Além disso, fecharam as portas da Câmara de Vereadores para que os manifestantes não pudessem seguir entrando para a Assembleia que estava marcada para às 20h. Mais tarde e com muito esforço, os vereadores foram pressionados a abrir as portas da Câmara, e transmitiram ao vivo a Assembleia pela TvCâmara, o que foi uma vitória!

Fizemos, a partir das 20h, uma Assembleia do bloco para decidir os rumos da Ocupação. Estavam presentes cerca de 300 pessoas, que discutiram não sair da Câmara até que as exigências fossem escutadas! Na assembleia, ainda, estavam presentes trabalhadores de diversos setores que apoiavam o movimento e que chamavam para a construção da greve geral em Porto Alegre para o dia seguinte. 


A aliança com os trabalhadores é muito importante para que possamos ter vitória nas lutas! A aliança entre trabalhadores e estudantes é imprescindível para a conquista de nossas demandas, e por isso os trabalhadores foram bem vindos em nossa ocupação e é tão importante construir um dia 11 tão grande! 



Em Porto Alegre, a greve geral começou no dia 10!
Pelo passe livre já!
Pela abertura das contas das empresas de transporte!
Por um transporte totalmente público e de qualidade!