8 de out. de 2013

Contra a Repressão aos Movimentos Sociais!

Na última quarta-feira, dia 02/10, casas de diversos manifestantes, além de alguns locais de reunião do Bloco de Lutas Pelo Transporte Público foram invadidos pela polícia para procurar “materiais que evidenciassem os crimes” supostamente cometidos pelos manifestantes que estão sendo indiciados pelas manifestações ocorridas em junho. Um desses manifestantes é Matheus Gomes, militante do PSTU e da ANEL, que alega que os policiais levaram diversos livros, tiraram fotos de objetos do quarto do manifestante, entre outros.

Nós da ANEL entendemos esse tipo de acontecimento como uma ação consciente contra os movimentos sociais, para tentar incriminar o movimento que é totalmente legítimo. Como o próprio militante afirma, essa é uma ação que “não acontece desde a ditadura militar”, e que não deve ser relevada pelo movimento: requer uma resposta imediata. Soma-se a isso o fato de terem sido presos professores do estado por simplesmente carregarem bandeiras do CPERS, ou seja, uma forma explícita de repressão a qualquer forma de organização.


Visivelmente, essa é uma política de repressão advinda do governo Tarso e do Partido dos Trabalhadores, que têm como principal política reprimir os manifestantes, além de incriminar judicialmente professores e estudantes que se organizam nos movimentos sociais. O PT, antigamente conhecido por ser o partido que representava os trabalhadores, agora se alia à burguesia e aos setores mais reacionários da sociedade para manter a “ordem social”, ou seja, impedir que os trabalhadores e estudantes tenham voz e possam se manifestar sem serem reprimidos por bombas.

É por isso que a ANEL apoiou o ato que foi sendo para a última sexta-feira, às 18h30 no CPERS contra a criminalização dos movimentos sociais. Abarcou diversos setores do movimento, e foi muito importante a presença de todos os trabalhadores e estudantes. Além disso, outro ato foi chamado pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público para sexta-feira às 17h na praça Montevidéu.

CONTRA A REPRESSÃO AOS MOVIMENTOS SOCIAIS!

PELO ARQUIVAMENTO DOS PROCESSOS CONTRA OS MANIFESTANTES DO BLOCO DE LUTAS!