17 de out. de 2013

I Encontro de Estudantes da UFRGS ocorre nesta sexta e sábado

Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que fazem parte da ANEL estarão presentes no I Encontro de Estudantes da UFRGS, que ocorre sexta (18) e sábado (19) na Faculdade de Economia da universidade. O evento é promoção do Conselho de Entidades de Base (CEB) e construção conjunta de diversos centros acadêmicos.

A abertura do I Encontro de Estudantes da UFRGS ocorre na sexta-feira, às 19h, no auditório da Faculdade de Economia (Av. João Pessoa, 52). Debate cujo tema é "Jornadas de Junho, Universidade e Educação" dará ao encontro o pontapé inicial, com a presença de convidados que participam de novos organismos dos movimentos sociais, como o Fórum de Lutas do Rio. Com certeza, conheceremos muito sobre como anda a luta dos estudantes em outros pontos do país.

No sábado pela manhã, iniciam as oficinas que foram inscritas sem restrição por estudantes e centros acadêmicos. É a partir das 9h que serão iniciadas as seguintes oficinas:
  • Desmilitarização da PM
  • Currículo e extensão
  • Violência contra a mulher
  • Direito à Universidade
  • Fanzine e Democratização da Mídia
  • Identificação de depressão entre os acadêmicos
Em seguida, a partir das 11h, ocorrem os Grupos Temáticos. "Assistência Estudantil e Ações Afirmativas" englobará questões como auxílios e bolsas, cotas, moradia estudantil e restaurante universitário; "Opressões" compreenderá o debate sobre machismo, racismo e homofobia; "Universidade e Formação" discutirá os problemas relacionados a currículo/ensino e infraestrutura; e "Democracia na Universidade" debate a autonomia do movimento estudantil, as restrições de uso dos espaços de estudantes e a paridade, entre outros assuntos. Os Grupos Temáticos serão parte importante do I Encontro de Estudantes da UFRGS, pois neles serão desenvolvidas propostas de resolução que deverão ser defendidas e votadas na Assembleia de Estudantes que ocorre ao fim do evento.

Contudo, o ponto pelo qual os estudantes que constroem a ANEL mais esperam é o que inicia após o almoço, às 14h: o debate sobre o movimento estudantil. Esse será o espaço para o debate qualificado sobre os rumos que a mobilização dos estudantes deve seguir no próximo ano, por meio dos seus centros acadêmicos e do Diretório Central de Estudantes (DCE). O movimento estudantil não pode estar enfraquecido em um ano que muito promete, 2014. Sem sombra de dúvidas, a ANEL levará sua contribuição para o debate.

A Assembleia de Estudantes que conclui o encontro, ao fim da tarde, é extremamente encaminhativa e deverá produzir muitos bons resultados decisivos para a luta dos estudantes da UFRGS. Não deixe de comparecer ao restante das atividades, pois haverá credenciamento e só poderá votar aquele estudante com presença de no mínimo 75% do Encontro de Estudantes.

A ANEL convida a todos os estudantes da UFRGS para vir construir um novo projeto de universidade - e sociedade - com o movimento estudantil!

A página do Facebook para o I Encontro de Estudantes da UFRGS pode ser acessada por aqui. O caminho para o evento é este.