24 de out. de 2013

Santa Cruz do Sul: UESC entrega reivindicações estudantis ao Governo do RS


A União dos Estudantes Santa-cruzenses (UESC) esteve na última quinta-feira (17) no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Uma comissão de estudantes de várias escolas estaduais de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu e Passo do Sobrado participaram de uma audiência com representantes do governador Tarso Genro. O objetivo do encontro era apresentar ao próprio chefe do Executivo um documento relatando as dificuldades que os educandários gaúchos vêm enfrentando nos últimos tempos. De acordo com a representante da UESC, Tauâni Schwengber, a carta só não foi entregue em mãos porque o governador estava em viagem. “Ali listamos a falta de preparação para a aplicação do Ensino Politécnico, os problemas infraestruturais, enfim... Lamentável que, mais uma vez, Tarso não cumpra sua palavra, já que nossa audiência estava previamente agendada com ele”, listou Tauâni, em referência ao não cumprimento do piso nacional dos professores.

A entidade protocolou também a apuração feita através de uma pesquisa, realizada durante os anos de 2012 e 2013, em que foram ouvidos mais de dois mil alunos do Ensino Médio, pais e professores. “A reposta é praticamente unânime: ninguém quer o Politécnico. Ele não acrescentou em nada, até agora. Pelo contrário, nos prejudicou ainda mais. As ruas também clamam por seu fim”, reiterou. Diante disso, foi solicitada a extinção da reforma curricular, que reduz a carga horária de disciplinas como Língua Portuguesa e Matemática para agregar a de Seminários Integrados. “No papel está tudo maravilhoso, mas na prática não funciona nada. A forma de implantação do Politécnico não respeitou e não proporcionou a participação dos envolvidos”, considerou.

Uma nova reunião entre a 6ª Coordenadoria de Educação, a UESC e representantes do governo do Estado ficou de ser programada. “Esperamos que eles revejam a sua postura, já que quando questionei a pessoa que nos recebeu se ele queria esse modelo de educação para o seu filho, ele me respondeu prontamente que não. Ou seja: se não vale para os filhos dos políticos, não pode valer para o filho dos trabalhadores”, considerou.

UESC e ANEL à serviço dos estudantes em luta!

Os estudantes secundaristas do Vale do Rio Pardo estão mobilizados desde a imposição da Reforma do Ensino Médio em 2012. A UESC e a ANEL estiveram à frente de todas as mobilizações em defesa da educação pública nesse período. Fortalecemos as manifestações das jornadas de junho e pautamos a todos a necessidade do Passe Livre estudantil. Lado a lado com os educadores ocupamos às ruas mesmo diante da intransigência do governador Tarso Genro (PT).

Com informações da UESC e da ANEL Santa Cruz do Sul.