18 de jun. de 2012

AMANHÃ É DIA DE PARALISAÇÃO NA UFRGS!

Nessa terça-feira (19), os docentes da UFRGS e do Colégio de Aplicação organizados pela sessão sindical do ANDES-SN, estarão paralisando as suas atividades em defesa da construção da greve em nossa universidade. A deliberação partiu da última assembleia geral dos professores, realizada na FACED na segunda-feira (11), mesmo dia em que os estudantes da UFRGS realizaram a maior assembleia geral dos últimos 5 anos, que deliberou pelo apoio a greve nacional da educação. O movimento dos docente na UFRGS está numa crescente importante, lutando para furar o bloqueio construido pela ADUFRGS/PROIFES, sindicato "chapa-branca" e ligado ao governo Dilma, que se nega a construir a mobilização para chamar a greve.

Em todo o país já são 54 universidades federais em greve, concretizando a maior mobilização dos últimos 10 anos no Brasil. No dia de ontem (17),  a greve completou um mês e se fortalece a cada dia. Na última rodada de negociação, devido a força do movimento, o governo decidiu recuar e se comprometeu em apresentar no dia de amanhã (19) uma proposta referente ao plano de carreira dos docentes. Além disso, os docentes exigem recomposição salarial de 22%.



A paralisação na UFRGS é parte importante da pressão dos docentes ao governo, pois a nossa universidade é uma das poucas que ainda não aderiu a greve. As 16h na sala 101 da FACED será realizada a terceira assembleia geral dos docentes da UFRGS, com pauta unica para discutir a adesão à greve.

Nós da ANEL-RS apoiamos a mobilização construida pelo ANDES-SN! Entedemos que a greve se faz necessária para defender a educação, pois a partir do governo o que vemos é descaso e corte de verbas, que se materializam na aplicação do REUNI e no novo PNE. O calendário escolar está nas mãos de Dilma, que tem o dever de negociar com os educadores, estudantes e técnicos-administrativos de todo o Brasil.  A partir do COMANDO DE MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DA UFRGS, estaremos realizando ativadades em todos os campi da UFRGS, para fortalecer a mobilização dos docentes!

Mais informações:
http://andesufrgs.wordpress.com/